Automação de Processos Industriais e a Indústria 4.0

Não há comentários.

O conceito de indústria 4.0 se baseia na ideia de que cybers sistemas totalmente informatizados não somente monitorem todo o processo fabril, mas também consigam armazenar dados, replicar o mundo físico e tomar decisões de maneira autônoma.

Com isso, a automação de processos industriais, naturalmente, vem sofrendo mudanças.
Continue a leitura para saber mais!

Indústria 4.0

A “quarta revolução industrial”, como também é conhecida a indústria 4.0, teve início em um grande projeto tecnológico de origem alemã, que tinha como objetivo automatizar os processos de manufatura.

Para contextualização, podemos relembrar que nas revoluções industriais anteriores, passamos pela mecanização por meio do uso da água e energia a vapor, pela produção em massa com o auxílio da energia elétrica. Podemos relacionar a terceira revolução com o uso abrangente da tecnologia da informação a equipamentos eletrônicos.

O termo Indústria 4.0 foi utilizado pela primeira vez em 2011, durante a Feira de Hanover, como forma de sintetizar as mudanças promovidas nos processos industriais através da informatização. Desde então, a quarta revolução industrial já tomou forma e desenvolveu seus próprios temas consistentes. Este ainda abrange mais dois conceitos: a internet das coisas e a computação em nuvem.

Conheça os princípios da indústria 4.0

Os sistemas de automação de processos industriais com a implantação da tecnologia da indústria 4.0 tendem a surgir definidos por alguns princípios, são eles:

  1. Operação em tempo real: Se refere análise de dados e tomadas de decisão de uma forma instantânea.
  2. Interoperabilidade: A capacidade dos sistemas ciber-físicos de se conectarem pela internet das coisas, assim como a computação em nuvem.
  3. Virtualização: A indústria 4.0 propõe a cópia virtual de fábricas inteligentes.
  4. Descentralização: Muito além de realizar as atividades de forma automática, as máquinas também geram dados de forma automática.
  5. Orientação a serviços: A oferta de serviços ou produtos por meio de armazenamento em nuvem.
  6. Modularidade: A produção funciona conforme a sua demanda, Isso através de acoplamento e desacoplamento de módulos.

Redução de custos é uma das vantagens da automação

Um sistema de automação industrial é capaz de reduzir os custos de instalações, pois podem oferecer um ágil retorno sobre o investimento através do aumento na produtividade e eficiência.

Outro fator que contribui para redução de custos reside no fato de que boa parte dos sistemas automatizados é concebida para economizar energia elétrica quando as máquinas não estão em uso.

Ainda há o fato de que a automação industrial não só simplifica as tarefas de trabalho intensivo e reduz os custos da força de trabalho, como também minimiza a criação de resíduos.

Qualidade e a satisfação do cliente

Máquinas automatizadas são capazes de fornecer resultados de altíssima qualidade,  consistentes, repetíveis e escaláveis.

Quando os fabricantes utilizam a automação industrial, eles eliminam os problemas de controle de qualidade, pois os processos podem ser cuidadosamente regulados e controlados, de modo que a qualidade do produto final tenha uma qualidade superior.

Segurança

O projeto de um sistema automatizado industrial deve ter a premissa da segurança. Isto porque as organizações são totalmente planejadas para reduzir acidentes. No Brasil temos ainda uma norma regulamentadora (NR-12) que obriga os fabricantes de máquinas a seguirem rigorosamente práticas de segurança.

Um operador pode acidentalmente cometer erros ao operar uma máquina manualmente, mas um sistema industrial automatizado não pode cometer erros, pois é um sistema operado por computador e devido a este controle, as chances de acidentes são muito mais baixas em um sistema automatizado.

As máquinas industriais geralmente são projetadas para trabalhar em ambientes de temperaturas extremas, locais explosivos, fundição, processos químicos e outros ambientes que envolvem riscos potenciais para trabalhadores humanos.

Nestes locais onde existem riscos à saúde no manuseio e produção dos produtos, os sistemas de automação industrial são capazes de fornecer o máximo de segurança, pois além de operarem com movimentos pré-programados, podem eliminar totalmente a necessidade do contato humano.

Precisão

A precisão é um dos principais pontos dos benefícios da automação industrial. Isto porque todas as variáveis envolvidas nos processos de produção são medidos pelo computador principal, que geralmente possui um programa de inteligência artificial embutido.

Este programa assegura a precisão e o tempo para a produção. Sem esse tipo de programa computadorizado seria impossível manter uma boa precisão e timing.

Enquanto o sistema está em uso, diferentes tipos de sensores e processadores também são utilizados para o monitoramento de todo o processo para manter a precisão. Assim, as probabilidades de falhas na linha de produção são reduzidas ao máximo.

Monitoramento Remoto

O monitoramento remoto é um dos benefícios que mais obteve avanço nos últimos anos. Isto porque a operação remota e os sistemas de controle estão cada vez mais integrados na maioria dos sistemas de automação industrial. Estes sistemas permitem a um operador monitorar e controlar os processos de produção a partir de uma determinada distância.

Quebra de paradigma

Como podemos observar, são grandes os benefícios oferecidos pela automação industrial. Por muitos anos profissionais estiveram focados em desenvolver soluções altamente tecnológicas.

Observa-se, no entanto, que recentemente este avanço atingiu um estado muito mais amadurecido. Os custos de aquisição diminuíram e as alternativas aumentaram ao passo que cada vez mais diferentes indústrias passaram a implantar sistemas de automação industrial para acelerar a capacidade de produção.

Os benefícios da automação industrial tornaram-se muito evidentes, o que fez da automação uma alternativa mais atraente.

Conclusão

A Total Automação é uma empresa de comércio e prestação de serviços sediada em Betim, MG, fundada em 1997, com missão de oferecer as melhores práticas e soluções às mais diversas empresas na área de controle e automação industrial.

Somos distribuidores e representantes das empresas de renome mundial, que oferecem o que há de mais avançado em:

  • Fornecimento de produtos e soluções para controle de combustão;
  • Controle e segurança de queimadores e caldeiras;
  • Soluções em switches fim-de-curso e sensores industriais;
  • Instrumentação de campo e painel;
  • Termometria, CFTV e termografia infravermelha para processos industriais;
  • Automação e soluções pneumáticas;
  • Produtos e soluções com eficiência energética.

A Total Automação tem o cuidado de acompanhar o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil se preocupando com o meio ambiente e garantindo as melhores soluções para sua empresa.

Caso tenha dúvidas ou queira saber mais sobre nossos serviços, entre em contato conosco, estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Clique aqui e venha conhecer nossos produtos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *