Case de sucesso Neles (Metso): Válvulas para Autoclaves

Não há comentários.

Mudança no tempo de atividade do processo de autoclave: como as válvulas Neles melhoram o desempenho da planta.

Histórico e Desafio
O processamento de minério de níquel é uma tarefa difícil. Quando o fluxograma do processo inclui autoclaves, fica ainda mais difícil. A equipe de válvulas de Controle de Fluxo da Neles enfrentou um desafio de um importante cliente finlandês de processamento de níquel: o cliente teve problemas com suas válvulas de autoclave, principalmente nas operações de controle de nível. Vários tipos de válvulas foram testados na aplicação com resultados insatisfatórios.
No esforço de resolver o problema do cliente e melhorar o tempo de atividade da planta, a equipe de válvulas da Neles Flow Control começou entrevistando os especialistas do cliente e estudando as condições do processo. Aplicando o conhecimento e o Know-how de casos anteriores semelhantes, a Neles decidiu sugerir uma solução de válvula especial para a aplicação em autoclave e as válvulas fornecidas do portfólio da Neles Wear Block.

Principais conclusões
– A solução de válvula certa trará melhorias substanciais de segurança, especialmente para aplicações com condições severas de processo, como altas pressões, meio ácido e temperaturas elevadas.
– Válvulas de alto desempenho terão um impacto positivo na produtividade. Neste caso, a vida útil da válvula estendeu-se de algumas semanas para 18 meses.
– Quando se trata de aplicações de processo desafiadoras, o tempo de retorno de uma válvula altamente projetada é curto e o retorno sobre o investimento alto.

Solução
O portfólio de válvulas da Neles Wear Block consiste em soluções de válvulas construídas com materiais que foram desenvolvidos ao longo de anos de pesquisa com rigorosos testes de campo.
A ideia principal do conceito é combinar as propriedades de resistência à erosão da cerâmica com as propriedades mecânicas e confiabilidade dos aços em materiais compostos e construções multi materais.
Nos últimos anos, nosso grupo de tecnologia se uniu a vários clientes para desenvolver soluções para as aplicações mais difíceis. Hoje, nossos clientes podem se beneficiar de nossa capacidade de selecionar a solução de válvula ideal para corresponder precisamente às condições específicas do processo de lixiviação de ácido de alta pressão (HPAL) e oxidação por pressão (POX).
Além de ser capaz de suportar altas temperaturas, pressões, níveis de acidez e meios erosivos – todos presentes no processo de lixiviação em autoclave – um dos principais benefícios de nossa solução é sua capacidade de lutar contra os riscos relacionados à formação de sólidos. Os sólidos sedimentados são uma das principais preocupações em muitos locais onde o processamento em autoclave está envolvido.
Quando sólidos grudam nas cavidades do equipamento de processo, não apenas o desempenho do equipamento fica comprometido, mas também a segurança do local de trabalho. Onde outras soluções de válvula cedem, o conceito Neles Wear Block fará o trabalho.

Resultados
As válvulas Neles provaram sua capacidade de resistir às severas condições de processo definidas pelo processo de autoclavagem de níquel. Enquanto outras válvulas duravam apenas semanas, nossa solução de válvula de bloqueio de degaste alcançou 18 meses de vida útil.
Com nossa solução, o cliente conseguiu reduzir o tempo de inatividade da planta, contribuindo significativamente para o desempenho do processo. Uma solução de válvula com bom funcionamento também significa uma operação segura, uma prioridade para qualquer operação industrial.
Como resultado da cooperação, o cliente decidiu substituir todas as válvulas de controle de nível no local por nossa solução.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *