Qual a importância das válvulas nos processos industriais?

Não há comentários.

As válvulas são fundamentais no processo industrial e representam até 15% de toda a instalação. Para que tenham a devida qualidade, no entanto, é importante entender exatamente a relevância do sistema de válvula.

Esse material é tão complexo, que foi dividido em tipos e subtipos, e precisa passar por uma criteriosa escolha para saber qual válvula é ideal para cada projeto. O que se sabe, no entanto, é que elas são essenciais para os processos industriais, e devem ser especificadas para cada função.

Como as válvulas se aplicam ao processo industrial?

Muito do sucesso de seu projeto pode depender da escolha correta do tipo de válvula que será implementada. Elas são amplamente utilizadas nos processos industriais com diferentes finalidades. Conheça os principais tipos:

Válvula esfera:

Esse tipo de válvula é muito utilizado na indústria naval, pois é extremamente resistente a corrosões, além de lidar bem com temperaturas muito elevadas e pressão.

Válvula borboleta:

Esse modelo lida bem com fluidos gasosos de baixa pressão, sua principal característica é a baixa queda de pressão o custo bastante acessível.

Válvula gaveta:

É usada não para regular, mas para abrir ou fechar completamente um fluxo. Por isso, é muito utilizada em processos industriais, tornando-se uma das mais conhecidas. Ela consegue liberar ou vedar rapidamente os fluidos.

Válvula globo:

A válvula globo regula o fluxo até mesmo de fluidos com partículas sólidas. Ela possui um poder de vedação superior a muitos outros modelos, e o fechamento ou a liberação podem ser feitos rapidamente.

Válvula de diafragma:

A válvula de diafragma é usada para todo tipo de gases, fluidos abrasivos e corrosivos. Esse tipo é comumente utilizado em sistemas de processo de alimentos, bebidas, farmacêuticos e biotecnológicos, devido à sua alta resistência.

Além desses modelos, elas ainda podem ser encontradas em outros formatos, como a válvula de retenção, que promove a inversão do fluxo, fazendo com que ele escoe em um único sentido. Também é comum a válvula agulha, que possui altíssima precisão no controle e, por isso, é amplamente utilizada em processos industriais.

Cautela na hora da escolha

Esses dispositivos são essenciais para o controle e manutenção de fluxos e fluidos em diferentes tipos de instalações. As válvulas podem ser consideradas como os principais acessórios em um processo de condução. Por isso, a atenção na escolha do modelo deve ser redobrada.

As válvulas podem ser fabricadas em diferentes modelos, e você encontrará, no mercado, materiais à base de plástico ou metal. Elas possuem variadas funções de vedar, liberar ou regular fluidos líquidos, gasosos e com partículas solidas, de acordo com a necessidade de cada instalação.

Algumas válvulas também podem servir como acesso às tubulações, permitindo que mudanças ou alterações sejam feitas, sem danificar muito a estrutura externa.

Elas são comumente aplicadas em linhas de ar, produtos químicos, vapor etc, e são fundamentais para que o trabalho seja seguro e completado com sucesso. Além disso, elas se aplicam a outras muitas indústrias, como farmacêutica, química, alimentícia, siderúrgica, de saneamento, de biocombustíveis, de mineração, entre outras.

Embora algumas delas apresentam funções parecidas, cada uma será aplicada de uma maneira, com uma finalidade. Conhecer o tipo de componente que passará pela válvula é fundamental para definir o modelo e saber se o material é adequado para tal trabalho.

As indústrias, de modo geral, utilizam válvulas que podem ser acionadas de maneira manual, como é o caso dos modelos gaveta, globo e retenção.

A válvula instalada em um processo garante não somente o bom funcionamento, como também a segurança das pessoas ao redor, sejam transeuntes ou trabalhadores do determinado setor.

Esse é mais um motivo para que todo cuidado e atenção sejam destinados à escolha correta da válvula a ser instalada no processo em que você está atuando. Esse erro pode representar a falha total do seu projeto.

Com isso, escolha bem a válvula que será utilizada, lendo e relendo sobre as peculiaridades e aplicações adequadas de cada uma delas.

Fonte: Wikiartigos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *